sábado, 14 de setembro de 2013

DEPRESSÃO SE MANIFESTA DIFERENTE EM HOMENS

00:00 DEPRESSÃO SE MANIFESTA DIFERENTE EM HOMENS | Marcadores: saúde mental, Transtornos e Síndromes Homens podem sofrer de depressão quase tão freqüentemente quanto as mulheres, de acordo com um novo estudo da Universidade de Michigan. Tradicionalmente, as mulheres foram diagnosticadas com depressão com mais ou menos o dobro da taxa dos homens, cerca de 20% das mulheres tornando-se deprimidas em algum momento de sua vida. Nos últimos anos, no entanto, alguns pesquisadores tem se questionado se talvez eles não tem feito aos homens as perguntas certas. Por exemplo, enquanto as mulheres podem mostrar a sua depressão através de sintomas como choro ou insônia, a depressão masculina pode mostrar-se como a raiva, agressão, abuso de substâncias ou a exposição a riscos, tais como jogos de azar ou flertes, disse a principal autora Lisa Martin, Ph.D., professora assistente na Universidade de Michigan. Quando estes tipos de sintomas foram levados em conta na pesquisa, os especialistas descobriram que cerca de 30% dos homens e mulheres haviam estado deprimidos em algum momento de suas vidas, de acordo com o estudo publicado no JAMA Psychiatry. O estudo envolveu 3.310 mulheres e 2.382 homens e é o primeiro a olhar para as diferenças de gênero nas taxas de depressão em uma grande amostra nacional, disse Martin. No entanto, nem todos os especialistas aceitam que a depressão se manifesta de forma diferente em homens e mulheres, disse Peter Kramer, MD, professor clínico na Universidade de Brown, não envolvido no novo estudo. Ele acrescentou que a noção de diferenças de gênero em sintomas de depressão ainda é uma ideia nova. Kramer observou que as taxas de transtorno bipolar – em que as pessoas podem alternar entre depressão e mania – são semelhantes entre homens e mulheres. Mas as taxas de muitas outras condições variam de acordo com o sexo. Por exemplo, autismo e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade são muito mais comuns entre os homens, enquanto que os transtornos alimentares são mais comuns entre as mulheres. No entanto, Martin acredita que a mudança dos critérios para o diagnóstico de depressão pode levar a mais homens a procurarem ajuda. “Se conseguirmos fazer com que os homens que sofrem de depressão a reconheçam em si mesmos e comecem o tratamento, será muito significativo”, disse Martin. Homens deprimidos são tipicamente muito menos propensos a procurarem tratamento, disse Martin, em parte porque alguns homens veem o pedido de ajuda como um sinal de fraqueza. Ela acrescentou que os médicos lhe dizem que os homens não são tão propensos a procurarem ajuda por eles mesmos. Pelo contrário, os médicos dizem que os homens entram em seus escritórios só porque “tem recebidos ultimatos de suas esposas ou seus empregadores”, que ameaçam com divórcio ou demissão, a menos que mudem seu comportamento. Texto de TRACI PEDERSEN, Editora Associada de Notícias Revisado por John M. Grohol, Psy.D., em 31 de Agosto de 2013 Fonte: PsychCentral

A dificil arte de ser um bom líder

A difícil arte de ser um bom líder Postado por Pri Tescaro, no dia 19 de abril de 2012 Categoria: Negócios Cada vez mais empresas procuram profissionais com capacidade de liderança. Formar e/ou encontrar líderes não é uma tarefa fácil e, quando as organizações acham pessoas com esse perfil, fazem o possível e o impossível para mantê-los nos cargos, pois sabem que um bom líder faz toda a diferença. Em meu trabalho em comunicação interna vivenciei situações em que ter um bom líder no comando da equipe faz a diferença para que as empresas possam atingir suas metas e conquistas excelentes resultados. É claro que ter uma equipe competente contribui em muito para o trabalho ser positivo, mas um bom e competente comandante é fundamental para manter a motivação em dia e puxar os profissionais para que desenvolvam seu trabalho com qualidade. Pincei algumas dicas de leituras que fiz nos últimos anos e que estou repassando nesses dias de novos projetos profissionais.#ficaadica √ A melhor forma de persuadir a equipe é com os ouvidos. Os verdadeiros líderes também tem cuidado em ouvir mais do que falar. Ouça muito!! √ Os líderes sábios sabem que não devem perder a calma, mas também não podem dar trégua aos seus adversários. √ Tenha caráter e seja firme. Uma atitude calma que não é facilmente abalada, mesmo no auge de uma batalha, é sempre mais vantajoso. √ Encontre uma válvula de escape para momentos de tensão, para não descarregar na equipe. Todo ser humano precisa extravasar de alguma forma suas pressões diárias e, se você é líder, faça isso de maneira regular. √ Seja firme mas não se leve tão à sério. Demonstrar que tem interesse por aquilo que sua equipe está falando é uma importante atitude para conquistá-la. √ A humildade é uma importante qualidade do bom líder, pois ela pode contribuir para criar uma forma de trabalho de cooperação e com mais entusiasmo.

RESPEITE E SERÁ SEGUIDO

RH » Liderança » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir Respeite e será seguido! Por Simone Oliveira para o RH.com.br Liderança é um assunto extenso e necessário de ser abordado nos dias de hoje. No mercado existem muitos cursos de aperfeiçoamento que focam as competências da liderança e todas as organizações têm procurado com maior frequência. Embora, na maioria das vezes, os cursos têm orientado o que o líder deve fazer e se esquecem da pessoa enquanto líder, como ela é e deveria ser. Essa constante procura e aperfeiçoamento não é para menos, pois são os líderes que desenvolvem os colaboradores, reconhecem e retém os talentos, trazendo o tão desejado resultado para organização e para o pessoal. Afinal, todos estão "remando no barco empresa". Fico pensando nesse assunto e sempre acabo definindo liderança como RESPEITO. Respeito é uma palavra tão simples, mas de significado grandioso. No dicionário traz definições interessantes e de ampla reflexão: - Sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém. - Dar provas de respeito = honrar, venerar. - Observar, cumprir, tolerar. Pense bem, o que você faz com o seu colaborador, é o que você gostaria que fizessem com você? Independente da posição hierárquica em que você está. Sinto um pesar muito grande, quando vejo na clínica, pacientes que chegam desmotivados, amedrontados e que estão sendo assediados moralmente, demonstrando a falta de preparo que alguns líderes ainda têm com seus colaboradores. O que mais eles dizem: "eu não quero mais ir lá!". Em plena época de competitividade acirrada e de gestão de talentos, que tanto se fala das pessoas e seu grandioso poder de conhecimento, ainda temos nas organizações líderes muitas vezes egocêntricos, que dão sempre a última palavra para tudo e tudo tem que ser exatamente da forma como determinam; assumindo uma postura individualista e bem improdutiva. Se liderança é a aptidão de levar alguém a cooperar espontaneamente, de liberar a capacidade de criação das pessoas e despertar a vontade de ser seguido pelo exemplo, a falta dela dá ao colaborador a estratégia de fingir que faz e que obedece ou ainda que faça o mínimo para se manter na organização e sobreviver. As organizações, no entanto, perdem excelentes profissionais e consequentemente a competitividade no mercado. Compreenda que os resultados virão com as pessoas e não através delas. Orientando-se para que a liderança seja natural situando o colaborador, a pessoa em evidência, com RESPEITO. Liderar pessoas realmente não é uma tarefa simples, mas requer muita dedicação ao que se faz. Reforço ainda que para se dedicar a algo é preciso gostar do que faz e quando se espera um retorno satisfatório de desempenho das pessoas é preciso respeitá-las antes de tudo! Primeiro goste de você, se aceite e reconheça seus limites, medos e talentos, esse já é grande diferencial na arte de liderar. Quando você se aceita você consegue aceitar o outro, como ele é. Recordo de um texto escrito por Drauzio Varela muito interessante, "Se não quiser adoecer", que explica que pessoas que não se aceitam são invejosas, ciumentas, imitadores, competitivos e destruidores. Desenvolva sua competência emocional. Não dispute com seu colaborador, o sucesso dele é certamente o seu! Valorize o trabalho e a iniciativa que ele tem. Você está lapidando um talento. Colabore fortalecendo o espírito de equipe. Saiba ouvir. Busque as soluções e não os problemas. Acho muito bonita a metáfora: acenda uma luz na escuridão. Dê oportunidades e espaço para que ele faça o trabalho dele. Você verá que ele tem capacidades que você desconhecia. E muitas vezes, conduz as coisas melhor que você. Não se apodere das ideias dele como se elas fossem suas, saiba dar o devido crédito. Cada um tem sua personalidade, suas habilidades e seu desempenho. Lembre-se de que: cada um tem seu tempo e quando bem apoiado e orientado desenvolverá trabalhos surpreendentes. A liderança é um trabalho de mão dupla, é imensamente satisfatório ver a evolução dos colaboradores, os resultados obtidos. É gratificante saber que à medida que ele se transforma, você também e cresce muito como profissional e como ser humano. Aprende muito dessa arte de liderar. Lembre-se: Respeite e será seguido!

Não fuja do lobo mau – Ele poderá vir atrás de você

09/09/2013RH » Grupos » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir Não fuja do lobo mau – Ele poderá vir atrás de você! Por Damaris Alfredo Silva de Oliveira para o RH.com.br Pesquisas revelam que ao ser admitido em uma organização uma pessoa leva em consideração a empresa, os benefícios oferecidos, o cargo que irá exercer e o desenvolvimento que terá na carreira. Porém, muitas vezes, não conseguem administrar os conflitos existentes na área e por conta de pessoas difíceis e acabam-se desligando das organizações. Pessoas difíceis são aquelas muitas vezes egocêntricas, dão sempre a última palavra e tudo tem que ser exatamente da forma como elas querem. Não conseguem ouvir, têm dificuldades para se expressar de forma clara e assertiva. São pessoas que possuem uma competitividade acirrada e são individualistas, para elas ganharem o outro tem que perder. Este tipo de pessoa tem uma percepção distorcida sobre si mesmo e também sobre o meio em que vive. Não enxergam que são um mal para organização e que comportamentos assim não produzem mais resultados organizacionais. Conheço profissionais que ao se depararem com pessoas difíceis preferem se desligar da empresa, ao invés de aprender a conviver com tais indivíduos. Cada caso é um caso, não podemos generalizar. Há situações impossíveis de se conviver. Porém há situações que dá para se administrar, uma vez que pessoas difíceis ou com ego exacerbado existem em qualquer organização. Aprender a lidar com esses profissionais é considerado hoje uma competência essencial para o sucesso, ao passo em que quando você aprende a lidar com pessoas consideradas complicadas, você poderá lidar com qualquer pessoa com este tipo comportamento. O primeiro passo é não se importar tanto com esta conduta, ao menos não deixar se influenciar por isso. Há situações que quanto mais nos importamos mais insuportável a situação se transforma. O melhor a fazer é tirar o indivíduo do seu campo de visão. Procure enxergar os pontos fortes que este profissional possui, pois isto facilitará a aumentar a sua admiração e contribuirá para minimizar o efeito que o comportamento desta pessoa tem sobre você. Procure entender e compreender os motivos que leva este profissional a ter tal atitude, porque, às vezes, é a insegurança que o faz agir de tal modo. Não adianta fugir, apesar de ser uma estratégia poderá dar certo por um tempo. Contudo, provavelmente você encontrará um novo lobo mau e o que é pior, à medida que fugimos deles ressurgem em versões pioradas. O melhor a fazer é enfrentar logo este bicho papão, domá-lo e tirar todo o aprendizado que esta convivência poderá te proporcionar. Não fuja do lobo mau, pois provavelmente ele virá atrás de você! Pense nisso e rumo ao sucesso! Palavras-chave: | conflito | desemprego | emoção |

sábado, 7 de setembro de 2013

Marcia Luz TV 07 - Gestão de pessoas: remuneração e valorização

3 benefícios para as pessoas que são resilientes

3 benefícios para as pessoas que são resilientes Hoje falarei sobre os benefícios de ter “Resiliência”, atitude que todos nós precisamos praticar ao passar por dificuldades, minimizando as angústias e transformando em aprendizados, é um atributo da personalidade e que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa. Leonardo Siqueira, 5 de setembro de 2013 inShare 27 Sabe aquela pessoa que mesmo quando acontece uma adversidade como por exemplo (perder emprego, morte, discussão, perder paciência no trânsito, entre outras) se mantem firme e não se deixa derrubar, muitas vezes perguntamos “como é que esse cara consegue?” a resposta é que essa pessoa tem resiliência. Resilire, que significa recusar, voltar atrás, portanto a resiliência é a capacidade de superar adversidades de sua vida e voltar ao estado anterior de equilíbrio depois de passar por dificuldades ou traumas, transformando essas experiências negativas em aprendizados. A resiliência vem da física referindo-se a capacidade dos materiais de resistirem aos choques e acabou sendo adaptado nas ciências humanas. Ninguém nasce resiliente, isso evolui com o passar do tempo, sempre diante de nossos problemas temos a tendência de uma desintegração psíquico-emocional, que nos afetam diretamente e nos deixam com aquele sentimento de “coração apertado”, você já sentiu isso alguma vez? Precisamos encontrar formas de lidar com isso, abaixo seguem três dicas de benefícios em ser uma pessoal mais resiliente com resultados para a sua vida. ATITUDES – Pessoas resilientes assumem a responsabilidade do que acontece consigo sem vitimização, tem a habilidade de se manter sereno diante de um problema, são pessoas que tem atitude e resolvem seus problemas sempre com muita sabedoria. AUTOCONSCIÊNCIA – A autoconsciência é a base para a mudança de vida. Pessoas resilientes compreendem os próprios sentimentos, conhecem suas forças e limitações, tem a capacidade e a visão sistêmica de identificar as causas dos problemas, sabendo a hora de falar e a hora de ouvir. Tem empatia, ou seja, compreende o estado psicológico dos outros e sabe exatamente como agir. Na vida, podemos ser problema, ou solução. Se você for só o problema, ninguém vai gostar de ficar do seu lado, porque você vai ser uma pessoa amarga. Mas, se você for solução, aí vai ter a chance de conquistar a maturidade com sabedoria. PROJETO DE VIDA – Pessoas resilientes superam melhor o sofrimento porque encontram um sentido melhor para a vida, encaram a vida positivamente e são acostumados a ver o copo cheio e não vazio. Tem a crença que as coisas irão melhorar e conseguem controlar melhor seu destino. No comportamento humano a resiliência significa a construção de novos caminhos de vida, precisamos sempre tirar lições positivas das situações diárias e não ficar remoendo sempre os problemas. Gosto da frase de Carlos Drummond de Andrade que diz “A dor é inevitável. O sofrimento, opcional”, portanto precisamos ter mais resiliência para que possamos conduzir nossa vida com mais saúde e ser mais feliz. Procure desenvolver a resiliência pois ser resiliente é não se abater com facilidade, não culpar os outros pelos seus fracassos e lutar sempre pelo melhor. Abraço e até a próxima,