quinta-feira, 13 de agosto de 2015

dinamicas jogos dos AUTOGRAFOS

Dinâmicas

Jogo dos autógrafos

Dinâmicas de Integração e Comunicação, competição e solidariedade
Finalidade:
Analisar os sentimentos de competição e solidariedade.
Condução:
O moderador distribui a cada participante uma folha de papel em branco e pede ao mesmo que anote o seu nome na parte de cima. Em seguida, cada pessoa deverá traçar um retângulo ao redor do nome.
Avisa aos participantes que eles terão dois minutos para cumprir a tarefa de colher autógrafos, pedindo que os demais assinem seus nomes de forma legível na folha. Esgotado o tempo, todos os participantes deverão ter suas folhas na mão.
Iniciado o jogo, forma-se uma verdadeira balbúrdia, com todos os membros buscando rapidamente obter o maior número possível de autógrafos, ainda que tal orientação tenha sido dada, nem o moderador tenha colocado qualquer proposta de prêmio ou vitória por conquista.
Concluído o tempo, o monitor solicita que todos os participantes confiram o número de autógrafos legíveis obtidos. Em seguida todos informam para o grupo o número conseguido.
Procede-se, então, a análise do jogo, indagando inicialmente qual o sentimento que ficou mais evidenciado durante o processo de coleta de autógrafos. Conclui-se que houve um forte sentimento egocêntrico na busca dos autógrafos, mas não na sua doação.
 
Gilma Maria de Souza NeubanerIpatinga, MG.
Dinâmica publicada na edição nº 269, jornal Mundo Jovem, maio de 1999, página 21.

Nenhum comentário: