sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Tops Ferramentas de Coaching para RH


Inscreva-se para a 2ª turma da Jornada de Liderança.





05/11/2014
RH » Desenvolvimento » Coluna IBCEnviarComentarCompartilharImprimir

Tops Ferramentas de Coaching para RH

O profissional de Recursos Humanos possui um papel fundamental para levar a organização no qual faz parte a um patamar de sucesso, através do desenvolvimento contínuo do quadro de colaboradores.
Entre tantas missões, uma delas é propiciar um ambiente organizacional favorável, colaborativo e produtivo para que resultados extraordinários possam ser alcançados.
É possível atingir esse estado desejado, despertando nos profissionais a consciência da importância do papel que cada um possui, trabalhando a visão de que a empresa é uma parceira em seu desenvolvimento profissional.
Para conseguir obter tal efetividade em suas múltiplas funções é necessário ter como aliado técnicas e ferramentas que propiciem assertividade nas ações realizadas e direcionadas para o alcance de objetivos almejados.
Sabemos que o coaching é a mais poderosa metodologia de desenvolvimento humano da atualidade, portanto, veja abaixo as ferramentas de coaching mais buscadas pelos profissionais de RH.
Coaching Assessment 
Esta é uma ferramenta de mapeamento de tendências comportamentais, exclusiva do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, que apoia os profissionais de Recursos Humanos em praticamente todos os processos de seu trabalho, desde o recrutamento, desenvolvimento contínuo dos colaboradores, melhoria do clima organizacional até a retenção de talentos.
O Coaching Assessment proporciona informações de como uma pessoa comporta-se em determinadas situações, seus pontos fortes e os de desenvolvimento, entre outras dezenas de dados, destacando aspectos importantes da personalidade de um indivíduo e mostrando como trabalhá-los de maneira efetiva e assertiva em busca de maiores resultados.
Analista 360º
Trata-se de um software desenvolvido pelo IBC, que vem sendo muito utilizado pelas organizações, para avaliar com efetividade o desempenho dos colaboradores. Tem o objetivo de desenvolver as competências necessárias para o alcance da alta performance.
Esta avaliação propicia uma visão sistêmica sobre o colaborador, no qual este receberá feedbacks simultâneos das pessoas que trabalham ao seu redor, além de analisar a si mesmo. Vale ressaltar que o avaliado terá acesso ao resultado final, porém todas as respostas são confidenciais, para que haja o máximo de comprometimento e transparência por parte dos envolvidos, realizando, assim, um processo favorável para o desenvolvimento do profissional.
Roda da Liderança
A roda da liderança é uma ferramenta de mapeamento dos diferentes contextos que influenciam o exercício da atividade de um líder como, por exemplo, comunicação, tomada de decisão, desenvolvimento de equipe, planejamento estratégico, entre outros. Cada tópico é avaliado de 0 a 10 pelo próprio líder, e ao final escolhe-se um tópico específico, geralmente o de menor nota, a fim de desenvolvê-lo, para afetar positivamente os demais aspectos da liderança.
Rapport
Uma das mais poderosas ferramentas do coaching é o rapport, uma técnica que permite gerar a sensação de ambiente seguro e confortável para as pessoas que estabelecem uma conversa. Sabemos que o profissional de RH, precisa estar sempre aberto e disponível para dialogar com o colaborador. Logo, ao utilizar a técnica de rapport, o mesmo conseguirá criar uma conexão e instituir uma relação de confiança para que a conversa seja produtiva e eficiente.
Perguntas Poderosas
Uma das bases do coaching é sempre instigar a pessoa que está passando pelo processo a buscar suas respostas internas. Isso porque o ideal é que o indivíduo alcance o seu desenvolvimento a partir de suas próprias conclusões e escolhas, tendo a certeza assim de estar trilhando o caminho certo e alinhado com seus objetivos. Ao utilizar esta técnica no contexto profissional, obtém-se o mesmo resultado, uma vez que o colaborador terá maior consciência sobre suas ações, direcionando-as para as conquistas desejadas.

Palavras-chave: | coaching | aprendizagem | assessment |

    Nenhum comentário: