sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Equilíbrio emocional no trabalho


O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Inscreva-se para a 2ª turma da Jornada de Liderança.





05/11/2014
RH » Qualidade de Vida » ArtigoEnviarComentarCompartilharImprimir


O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Inscreva-se para a 2ª turma da Jornada de Liderança.





05/11/2014
RH » Qualidade de Vida » ArtigoEnviarComentarCompartilharImprimir

Equilíbrio emocional no trabalho

Como sabemos, diariamente, problemas variados acontecem no nosso cotidiano profissional. Muitos desses problemas acabam tirando a nossa paz, deixando-nos, por vezes, irritados e sem o menor poder de reação, bloqueando a nossa força interior. E quando isso acontece o nosso equilíbrio emocional acaba sendo prejudicado.
- Então, como lidar com as adversidades do trabalho sem prejudicar as nossas emoções?
- Como resolver os nossos problemas profissionais sem deixar-nos abater?
Em primeiro lugar é preciso compreender que problemas "complicados" irão surgir, naturalmente em nossas vidas. Porém, o importante é sabermos resolvê-los da melhor maneira possível, buscando meios diferentes de solucionar todo e qualquer tipo de dificuldade. Não devemos, de maneira alguma, perder o equilíbrio emocional e precisamos continuar firme no propósito de que todo problema espera a solução mais apropriada. Contudo se perdermos o nosso controle emocional, na certa a nossa capacidade de enfrentar obstáculos será notadamente afetada.
É preciso compreender também que não se resolvem problemas com imposições ou popularmente falando "forçando a barra", pois tudo que é constrangido acaba prejudicando de alguma maneira o setor em que o problema foi gerado.
Contudo isso, o nosso equilíbrio emocional deve ser treinado diariamente a fim de que tenhamos controle absoluto dos nossos sentimentos e de nossas reações.
Aprender a entender nossas reações emocionais nos tempos atuais é de fundamental importância, isso porque a velocidade dos acontecimentos nos tira, muitas vezes, o poder de concentração, bloqueando a nossa mente e prejudicando o nosso desempenho profissional.
O importante é conviver com os problemas de forma pacífica e ao mesmo tempo de forma ativa, sem deixar para amanhã o que se pode resolver hoje.
Técnicas aprovadas por psicoterapeutas ajudam-nos a entender melhor nossas emoções e nossas reações.
São elas:
1 - Relaxamento e Meditação: essas técnicas precisam ser realizadas com bastante frequência, pois se bem executadas têm o poder de gerar energia positiva em todo sistema cerebral, dando-nos um impulso preciosíssimo em nossa vida.
2 - A leitura diária de livros, jornais etc.: é uma técnica desenvolvida para que a nossa mente esteja sempre evoluindo. Mas é bom salientar que nem todo tipo de leitura é saudável para nossa mente, por isso devemos evitar alguns tipos de leituras que nos deixem tristes, preocupados ou até mesmo apreensivos. Nesse caso, a leitura recomendada por psicólogos e especialistas no assunto é que aquela estimule o cérebro a pensar e a refletir sobre sua própria vida.
3 - Exercícios físicos: também são considerados pelos estudiosos como vitais para que o nosso equilíbrio físico e emocional esteja sempre em perfeito estado. Por esse motivo, temos que escolher uma atividade que nos agrade, por mais simples que seja. Precisamos começar aos poucos e depois irmos aumentando de acordo com a nossa capacidade física. Em pouco tempo vamos sentir uma enorme diferença em nossas ações diárias.
Usando essas técnicas com certa frequência, vamos perceber com o tempo que nossas reações, diante dos acontecimentos e dos imprevistos que ocorrem no dia a dia serão mais coerentes com nossa maneira de ser e com o nosso poder de agir corretamente.



Nenhum comentário: