terça-feira, 13 de maio de 2014

a importancia da sincronização estratégica


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12/05/2014
RH » Mudança » ArtigoEnviarComentarCompartilharImprimir

A importância da sincronização estratégica

De nada adianta fazer um belo "planejamento", se na hora de executar as empresas não tiverem "integração" das suas atividades. É isso mesmo, a empresa deve andar como uma engrenagem, com peças encaixadas, para que qualquer movimento possa ser refletido de maneira abrangente, caso contrário serão apenas ações estáticas com perda de tempo e sem continuidade e, como consequência frustração dos envolvidos. Abaixo, apresento alguns pontos vitais para conseguir essa "conectividade".
Comunicação - Como diz o ditado "Quem não se comunica, se trumbica". As empresas precisam cada vez mais entender que o planejamento estratégico não pode ficar somente na diretoria, pois quanto mais as pessoas souberem dos objetivos da empresa e para onde ela - a organização - vai no futuro, mais envolvidas estarão nesse processo. Sempre digo que o planejamento estratégico é um "ser vivo", ele deve ser lembrado todos os dias, em todos os momentos da tomada de decisão. Quanto mais falamos sobre alguma coisa mais desmistificamos ela, ou seja, com o tempo a maturidade de planejamento é percebida não mais como uma obrigação e sim como parte do processo.
O processo de comunicação é um gargalo nas empresas e se não estiver bem estruturado pode afetar diretamente qualquer ação que a empresa necessita fazer. A comunicação é um sincronismo que tem que andar alinhado. Deve ser vista como um fator crítico de sucesso.
Departamentos X Processos - Quanto mais pensar no "meu departamento" e menos pensar nos "processos" da empresa, pior a situação ficará. Enquanto as pessoas não perceberem que a soma dos fatores dará sincronia e melhores resultados e que o trabalho "individualizado" de cada departamento só engessará o processo, além de tirar todo o inter-relacionamento entre as áreas da empresa, muitas vezes, inviabilizando as estratégias, a tendência se agravará para uma situação negativa a todos.
Investimento e Orçamento - Normalmente, o aumento de receitas de uma empresa está vinculado ao aumento de capacidade produtiva, portanto a integração do planejamento com o investimento é automática. Todo e qualquer investimento tem que estar vinculado com as estratégias, caso contrário a empresa estará jogando dinheiro fora com a compra de coisas pontuais, sem conexão e será apenas um remendo no meio de todo o processo. O orçamento ou as despesas, como muitas empresas chamam, necessitam ser levados a sério e o controle é fundamental para que a empresa execute somente o que planejou, a fim de garantir o lucro no final de todo o processo.
Controle - Para quem não tem metas, qualquer lugar está bom e para quem não controla não sabe se o que foi planejado realmente foi concluído. É importante buscar a integração das "estratégias e dos indicadores", pois o controle e a visitação desses dois itens farão parte do processo. Sem controlar ou sem revisitar o planejamento periodicamente, temos uma grande oportunidade de falhar.
Conforme já mencionado, o planejamento é um ser vivo e enquanto a cultura organizacional desse planejamento não estiver no sangue da empresa não fará parte dos processos. E enquanto isso não acontecer, será normal engavetar todo o planejamento para que isso seja percebido apenas no final do ano. Dessa forma, torna-se previsto o fracasso de toda a sua construção. Normalmente, essa é a desculpa encontrada quando as empresas não conseguem implementar o que planejaram.


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