terça-feira, 11 de março de 2014

14 DICAS INFALÍVEIS PARA SE DR MAL EM 2014


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

14 dicas infalíveis para se dar mal em 2014

Quando pensamos em resoluções para termos um bom ano e muitas realizações, muitas vezes focamos no que acertar. Porém, muitas vezes, não precisamos ir "tão longe" e o simples fato de evitarmos erros já bastam para atingirmos boa parte das metas que traçamos.

Assim, selecionamos um ótimo texto de Paulo Emediato, jornalista e especialista em gestão, publicado no blog Mochileiros com uma lista de 14 dicas infalíveis para você se dar mal em 2014. Portanto, leia com atenção e tente não repetir nenhum dos itens abaixo ao longo de 2014.

1. Planejar, planejar, planejar

Atividade cada vez mais valorizada. Gasta-se boa parte do tempo refletindo, detalhando tarefas intermináveis, sempre no gerúndio. Nada de tomar decisões e partir para a prática. Logo na primeira falha planeja-se tudo novamente. Reconhece esse comportamento? É fundamental determinar objetivos, organizar e distribuir o trabalho, mas importante mesmo é fazer as coisas. Pode apostar que muito vai mudar ao longo da execução. Dedicar sua energia planejando demais merece nosso destaque #NOT em 2014.

2. Grupos de discussão pelo celular

É impressionante como a disponibilidade para esses aplicativos e redes é capaz de drenar nosso tempo. Temos a sensação de que estamos perdendo informações valiosas por não acompanhar cada comentário. Fala-se muito, inclusive o desnecessário. Se prender a grupos e discussões intermináveis é certeza de fracasso no ano que vem. É raro que algo útil e importante surja desse blábláblá.

3. Excesso de opções

Nada como ter muitas alternativas e escolhas para questões importantes, certo? Errado! A abundância tende a nos confundir e provoca acomodação. O ideal é priorizar entre 2 e 3 cenários/opções para uma escolha. Como a dica é para se dar mal, cultive inúmeras possibilidades e passe o ano especulando.

4. Competir ao invés de colaborar 
Atitude e vontade para seguir em frente são fundamentais. Mas se isso inibe sua capacidade de colaborar e formar redes, tá aí um caminho infalível para tudo dar errado. Cada vez mais, os indivíduos e organizações estão mudando o modelo da competição para a “coopetição” ou “cocriação”, que os torna mais fortes, sustentáveis e próximos das pessoas, gerando maiorengajamento com seus produtos e serviços.

5. 2014 é ano de Copa do Mundo

Lembre-se, um dos eventos de maior repercussão mundial acontece por aqui em 2014. Valereforçar, no entanto, que tratar o futebol e a festa como prioridade é erro na certa! Lembre-se, temos eleições em outubro e com certeza, esse resultado faz muito mais diferença para sua vida. “Imagina na copa” ou imagine os próximos quatro anos?

6. O diploma é o que importa

conhecimento tradicional vem perdendo espaço para experiências e práticas alternativas. É cada vez mais relevante e divertido aprender experimentando novas formas e ferramentas, na prática. Ficar preso ao modelo formal de educação pode provocar uma defasagem em relação ao que está acontecendo de mais interessante por aí.

7. Sempre a mesma coisa

Nosso cérebro, assim como nosso corpo, tendem a se acomodar e repetir rotinas muito facilmente. Quanto mais habituados às mesmas atividades, lugares, pessoas, assuntos, menos exercitamosnovas conexões e formas de pensar. Faça sempre a mesma coisa, do mesmo jeito, com as mesmas pessoas e desperdice 2014.

8. Seguir “o mercado”

O mercado existe e se alimenta dele mesmo. Cria suas próprias necessidades, regras e comportamentos. Seguir essas tendências te deixam cada vez mais igual aos outros. Como diria Cesar Hidalgo, do MIT Media Lab, “se você trabalha com uma ideia que parece boa hoje, (nos parâmetros atuais do mercado) você já está atrasado. Uma boa ideia é algo que parece ruim hoje, mas pode ser muito bom no futuro”.

9. Viver para o trabalho 

Mesmo com toda a valorização e possível reconhecimento do estilo workaholic, seu tempo é muito valioso e está acontecendo agora. 2014 acontece apenas uma vez, por isso dedicar todo seu tempo e energia com o trabalho pode ser seu único saldo para o ano que vem, e ele não vale a pena.

10. Se preocupar em ter a ideia genial

Não faltam boas ideias por aí. Elas estão em busca das melhores condições e de pessoas capazes de desenvolvê-las em conjunto. Deixa-las passar por querer ser (sozinho) o mentor intelectual de algo inovador aumentam significativamente a sua chance de fracasso.

11. Ter ao invés de ser

O foco excessivo em consumir e acumular muitas vezes reflete o desejo de sermos reconhecidos como gostaríamos de ser. As relações são construídas e cultivadas pelo que somos e não pelo que temos. A vida pode ser mais simples e original. E aí, prefere continuar investindo no desnecessário?

12. O salário é o que importa 

Certos cargos remuneram bem e até acima do mercado em troca do seu tempo, da sua saúde e da sua mente. Desenvolver uma segunda carreira que esteja associada ao seu propósito de vida para se permitir, aos poucos, uma transição profissional pode ser um caminho. Ficar preso a segurança do salário é algo que pode funcionar por algum tempo, mas torna-se insustentável.

13. Resultadoa qualquer preço 

Muitos líderes se vangloriam de bater as suas metas e não se importam com a forma de alcança-las. Quando observamos suas respectivas equipes é fácil notar um desgaste nos relacionamentos, no ambiente e principalmente no engajamento das pessoas. Em alguns casos, atingir o resultado esperado tem um preço e pode ser justamente o que vai te atrapalhar no ano que vem.

14. Se preocupe com que os outros pensam de você

Boa parte da nossa energia é desperdiçada com interpretações e suposições sobre o que os outros pensam de nós. Seja autentico, procure ser um arquétipo e não um estereótipo. Absorver feedbacks é fundamental para o desenvolvimento, ler o ambiente também. O problema é deixar que isso te fragilize demais ou se transforme em paranoia.

E aqui vai uma dicaduka: Não levar essa lista a sério é 100% de fracasso para seu ano de 2014, e levá-la ao pé da letra também.

Esse post teve a colaboração do meu amigo Paulo Emediato que é jornalista e especialista em gestão. Assessor-chefe de Comunicação do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas, já passou alguns anos na iniciativa privada e hoje atua no desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing, gerenciamento de reputação corporativa e processos de inovação. No twitter: @pauloemediato e br.linkedin.com/in/pauloemediato/ . Xará obrigado pelas ideias, desafios e cumplicidade.

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