segunda-feira, 19 de agosto de 2013

7 COISAS QUE GERENTES DE PROJETOS DEVEM FAZER DIARIAMENTE

rojeto » 7 coisas que gerentes de projeto devem fazer diariamente Como gerente de projeto, você é aquele para quem os outros recorrem para a tomada de decisão, direção e resolução de problemas do dia-a-dia. É importante que você defina um bom exemplo e procure ser o melhor que puder a cada dia. As sete orientações abaixo vão ajudá-lo a conseguir isso. 1. Concentre-se nas necessidades dos clientes O maior fator de sucesso para um projeto é se ele oferece o que os clientes realmente precisam. Isso não só cria um cliente satisfeito, mas também aumenta drasticamente seu sucesso como gerente de projeto. A parte complicada é que as necessidades dos clientes não são exatamente um sinônimo de que os clientes dizem que querem. Gerentes de projetos excepcionais se concentram nas necessidades reais do cliente e procuram descobrir as razões por trás dos requisitos. Eles fazem isso através de pesquisa e por constantemente aprender sobre o negócio do cliente. 2. Cumpra suas promessas Como gerente de projeto é absolutamente essencial que o que você diz e faz seja digno de confiança e que os seus clientes e stakeholders confiem em você. Quando você assumir uma ação ou comprometer-se com um prazo, sempre entregue quando você disse que faria. Isto também é verdade quando se trata de coordenar outras pessoas para as ações que assumem. Você vai ganhar uma quantidade enorme de respeito por ser eficaz, pontual e confiável e se tornará mais fácil para você planejar e executar o projeto, com resistência mínima. Dê um bom exemplo em tudo o que você faz. 3. Seja proativo A chave para o sucesso de qualquer gestor e líder é ser proativo e consistentemente concentrar seus esforços e atenção no longo prazo, ao invés de ser reativo conforme as coisas acontecem. Muitas vezes ficamos presos em atividades urgentes ou sem importância e procrastinamos com as grandes coisas importantes, como o planejar e iniciar o projeto corretamente, documentar os benefícios do projeto, aprender sobre o negócio do nosso cliente ou tomar o tempo para construir relacionamentos fortes com nossos clientes e membros da equipe. Não se sente e espere que as coisas aconteçam. Tome a iniciativa como uma questão de disciplina. 4. Apoie a sua equipe Sua equipe é o maior trunfo do projeto, então alimente-a e permita que cada membro da equipe possa prosperar. Permita a individualidade das pessoas, coloque o foco em suas qualidades e lhes dê o apoio de que precisam para ter sucesso. Para construir uma grande equipe, passe um tempo a sós com cada pessoa semanalmente. Pergunte a eles o que você pode fazer para ajudar, com o que eles se preocupam e como você pode ajudá-los a trabalhar de forma mais eficaz. Nunca tenha medo de fazer perguntas e dar uma mãozinha. Um de seus papéis mais importantes é o de remover os bloqueios para que sua equipe possa continuar com seu trabalho. 5. Delegue Se você quer agregar o máximo valor, você deve aprender a delegar. Isso ajudará você a criar um espaço para concentrar-se no panorama geral e nos aspectos estratégicos do projeto. Acompanhar os relatórios de horas trabalhadas e o planejamento detalhado dos fluxos de trabalho são aspectos importantes de um projeto, mas não é obrigatório que você os faça. Coloque um administrador de projeto na equipe ou treine um membro sênior de sua equipe para assumir um papel mais importante. Não só você desenvolve o conjunto de habilidades deles, mas você também se liberta para se concentrar no relacionamento com os clientes, comunicação, construção de equipes e estabelecer a visão do projeto. 6. Desafie o status quo Já não é o suficiente aparecer para o trabalho e entregar um projeto da maneira que costumava fazer. A crise global significou que tudo está sendo examinado com lupa e que os executivos estão constantemente procurando como gerar mudanças positivas de uma maneira melhor, mais barata e mais rápida. Você precisa desafiar o status quo diariamente e ajudar a identificar como a equipe pode trabalhar de maneira mais inteligente, que novas tecnologias que você pode utilizar, quais benefícios extras você pode oferecer e como os processos de projeto podem ser melhorados. 7. Mantenha a calma sob pressão Como gerente de projeto, você está sob pressão diariamente para entregar resultados, tomar decisões e resolver problemas. Você precisa ser um exemplo para todos, gerenciando o seu estado de espírito e mantendo a calma quando está sob pressão. Mantenha uma perspectiva equilibrada e pense em soluções, ao invés de colocar a culpa em alguém ou tomar decisões impulsivas. Em situações de conflito, assuma o papel de mediador e transmita ambos lados do argumento. Faça o que fizer, faça-o bem, pois a maneira como você se comporta é o máximo que você pode esperar de sua equipe. Perguntas: • Quão bom você é em fazer cada uma dessas atividades diariamente? • Qual é a maior ação que você tira destas dicas? Autora: Susanne Madsen

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