domingo, 14 de julho de 2013

O ENDOMRKETING COMO ESTRATÉGIA DA GESTÃO DE PESSOAS

> O Endomarketing como estratégia de gestão de pessoas 19/04/2011 - 17:47 O ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE PESSOAS Bruno Piccoli Administrador de Empresas e aluno do MBA em Marketing da Estação Business School RESUMO O presente artigo refere-se a umas das mais importantes tendências deste novo século, a gestão do capital humano nas organizações. Neste cenário, as empresas que buscam competitividade estão focando grande parte de sua estratégia no desenvolvimento e aprimoramento da gestão de pessoas e das relações com seu cliente interno. Esta pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso em uma empresa regional com questionários de autopreenchimento embasados na filosofia do marketing interno. Após isto, identificaram-se os pontos fortes e fracos da relação e criou-se um projeto contemplando as informações bibliográficas e estratégias que viabilizem uma melhora contínua na relação entre a empresa e seus colaboradores, resultando em uma vantagem competitiva de capital humano gerada por esta ferramenta. Palavras-chave: Capital Humano, Organizações, Marketing Interno e Estratégia. INTRODUÇÃO A gestão do capital humano pode ser considerada um dos maiores desafios empresariais modernos e a crescente preocupação com este tema fez as empresas desenvolverem políticas de gestão de pessoas, buscando alinhar seus objetivos estratégicos com os anseios e valorização dos colaboradores. O marketing sempre foi uma filosofia para as organizações orientarem suas decisões focadas no cliente. Entretanto, neste cenário de valorização do ser humano, a gestão de marketing, além de conquistar o cliente externo, tem hoje o desafio de engajar os colaboradores para que eles transfiram sua satisfação pessoal ao produto e ao cliente. A pesquisa teve o objetivo de desenvolver um projeto de Endomarketing para a Viação Piraquara e explorar seu valor como estratégia de Gestão Pessoas. Para tal optou-se por realizar um diagnóstico do contexto da organização, analisar os fatores determinantes do endomarketing, para então desenvolver um projeto. Primeiramente, foi utilizada a pesquisa em fontes secundárias como livros e artigos. Em um segundo momento, o levantamento de dados por meio de questionários anônimos de autopreenchimento com uma amostra aleatória simples, visando obter informações sobre a comunicação, empatia e relacionamento – os determinantes do endomarketing. Treze sentenças afirmativas dispunham sobre a comunicação, a empatia e o relacionamento, e os colaboradores marcavam se concordavam totalmente, parcialmente ou discordavam. Foi delineado também um espaço para observações livres. Ao todo foram 270 questionários válidos, resultando em uma participação de 81,33% da empresa. Para a análise buscou-se atribuir um valor numérico para cada resposta, a fim de obter um índice de favorabilidade, e neste sentindo, utilizaram-se as escalas de Likert, também conhecidas como escalas somadas. Já para análise da favorabilidade, foi utilizada a referência de 50% dos pontos, ou seja, a aprovação da maioria. Afinal, este é o primeiro estudo para implantação de atividades de endomarketing no setor de transporte urbano público e não existe referência formada. Clique aqui e leia o artigo na íntegra

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