terça-feira, 27 de novembro de 2012

Você faz palestras todos os dias; portanto, faça bem feitas!



 

Você faz palestras todos os dias; portanto, faça bem feitas!

31 de agosto de 2012 | Categoria: Uncategorized
Talvez você nem tenha se dado conta, mas faz palestras todos os dias. E não apenas quando precisa subir ao palco, de uma maneira formal. Palestrar (ou fazer apresentações) é um trabalho que pertence à rotina da maioria dos profissionais, pois trata-se de falar sobre o que você faz ,quer fazer ou poderia fazer por alguém
  • Quando você expõe um argumento, um ponto de vista, uma ideia, ou apresenta um novo projeto ou produto, está estruturando sua mensagem da mesma maneira que faria em uma palestra.
  • Quando você vende algo, está fazendo uma palestra que precisa ser convincente, pois precisa mudar a percepção de seu cliente para que ele compre de você.
  • Quando você expõe um assunto de sua especialidade, está palestrando sobre ele para que as pessoas conheçam aquele tema.
  • Quando você conversa com sua equipe sobre um projeto, está fazendo uma palestra que precisa inspirar e motivar seu pessoal para determinado objetivo.
  • Quando você explica uma ideia, uma estratégia ou um resultado, está fazendo uma palestra, mesmo que seja informal e para somente algumas pessoas.
 Quanto melhor forem suas apresentações, mais bem-sucedido será em seu trabalho e mesmo sua vida pessoal.
Infelizmente, o inverso também é verdadeiro: se você não souber falar do que você é capaz de fazer poderá comprometer sua carreira e profissão e até mesmo prejudicar muitos de seus relacionamentos.
Há muitas pessoas que, só de pensar em falar para um público, seja ele grande ou pequeno, paralisam. Outros não dão não percebem a oportunidade que têm nas mãos de alavancar sua vida profissional. É muito comum ver profissionais com a carreira bloqueada por não conseguirem apresentar seu trabalho de maneira clara, convincente e motivadora.
Uma empresa pode quebrar quando o empresário ou o executivo não consegue motivar sua equipe a se comprometer com um projeto. Um vendedor fracassa quando não consegue convencer os clientes a comprar a quantidade suficiente para atingir sua meta.
Por isso, é preciso aprender urgentemente a se comunicar, a passar sua mensagem, suas ideias e informações sobre o seu trabalho.

Nenhum comentário: