quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Os limites do trabalho em equipe

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Os limites do trabalho em equipe

Diversos autores que dissertam sobre o trabalho em equipe, o descrevem como uma configuração imprescindível para que as empresas ganhem em produtividade, agilidade e se adaptem melhor aos seus novos cenários de mercado. Eles citam ainda que dificilmente bons resultados vêm de ações individuais e que, para obtê-los com eficácia, deve haver uma relação de interdependência entre as pessoas de áreas, setores e/ou gerências diversas.
Entretanto, nem sempre o trabalho em equipe gera efetiva produtividade. Mas por que isso ocorre? No meu livro Cansei de Sofrer no Trabalho, recém-publicado pela Qualitymark Editora, respondo a esta pergunta fazendo alguns questionamentos:
- Como trabalhar em equipe se você tem de conviver diariamente com um colega que é considerado tóxico e faz questão de denegrir a sua imagem perante o restante do grupo, fazendo fofocas e intrigas a seu respeito?
- Como trabalhar em equipe se muitos profissionais em sua área estão desmotivados e pouco contribuem com o seu trabalho? Mas no momento da recompensa, todos são reconhecidos igualmente.
- Como trabalhar em equipe se você tem dificuldades em confiar no colega ou é arrogante a ponto de achar que pode fazer o trabalho todo sozinho?
Baseando-se nestes três casos, consegui identificar algumas restrições ao trabalho em equipe impostas por diversos profissionais nas organizações. Chamei de Limites do Trabalho em Equipe, caracterizando-os como:
- Limite às Toxinas do Trabalho.
- Limite da Contribuição Individual.
- Limite à Equipe.
Vamos conhecer cada um deles agora!
O Limite às Toxinas do Trabalho ocorre quando as pessoas passam a impor limites de comportamento e de conduta diante de uma situação tóxica no trabalho. Para se protegerem, muitos profissionais mantêm distância de alguns colegas que lhe fazem mal, porém, se essa questão não for identificada e tratada de imediato, tende a causar divisão na equipe, gerando conflitos graves.
O Limite da Contribuição Individual ocorre quando um profissional impõe aos colegas alguns limites, em virtude da necessidade de mostrar a sua contribuição individual para ser mais produtivo ou reconhecido.
Pense bem: como ter motivação para trabalhar em equipe se a sua empresa reconhece todos igualmente, mas quem faz o trabalho praticamente sozinho é uma pequena parte, pois a maioria das pessoas está desmotivada? Ou ainda, se você precisa mencionar palavras do tipo "eu fiz", "esse é meu projeto", pois somente desta forma o seu trabalho é visto, terá motivos para trabalhar em equipe? As gerências de Recursos Humanos precisam montar um modelo objetivo e transparente de reconhecimento, que mostre claramente porque alguns empregados serão reconhecidos e outros não. Os líderes devem estar atentos à divisão de atividades dentro da sua gerência, assim como na motivação da sua equipe.
O Limite à equipe está relacionado ao limite que a equipe impõe a um colega ou este impõe à equipe em virtude de possuir características arrogantes e prepotentes ou por ter dificuldades de confiar no outro.
As empresas precisam ficar atentas às posturas de alguns profissionais que podem prejudicar a produtividade de todo o grupo. Se pensarmos bem, ninguém gosta de trabalhar com pessoas arrogantes ou prepotentes. Elas acabam isolando-se ou são isoladas.
Por outro lado, é também de suma importância que seja dada uma atenção especial às pessoas que têm sérias dificuldades de confiar no colega. Dificilmente um profissional com essa característica consegue trocar conhecimento ou contribuir efetivamente em equipe.
Lembre-se: as pessoas não precisam gostar uma das outras em ambientes corporativos, mas devem respeitar o espaço e o trabalho do outro. Sendo assim, criei um modelo de avaliação do trabalho em equipe que apresento no capítulo 5 do meu livro, onde descrevo as posturas que qualquer profissional deve desenvolver nas empresas, para conviver melhor com seus pares e superiores, mesmo que tenha dificuldade ou não goste de trabalhar em equipe. Na verdade é uma espécie de código de conduta do trabalho em equipe em que o respeito, a cooperação, a proatividade, o compartilhamento de informações, dentre outras posturas sejam fundamentais para tornar o trabalho em equipe realmente eficaz.

Palavras-chave: | equipe | produtividade |

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