quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Não agonize, organize-se!



Não agonize, organize-se!

Fica mais fácil concretizar algo, quando todos  estão indo na mesma direção, certo? Também fica mais fácil ter um bom desempenho  quando você tem todas as ferramentas e os recursos de que necessita, correto?  Sem contar que fica mais fácil trabalhar quando todas as pessoas que precisa ao  seu lado lhe dão o apoio desejado, não? E não podemos nos esquecer de que é uma  satisfação trabalhar por meio dos outros, mesmo quando não temos autoridade  direta sobre eles, concorda?
Bem, a menos que você seja do tipo masoquista e  não queira se sentir realizado no trabalho, é fundamental compreender que, para  que tudo isso se transforme em realidade no seu dia a dia, é necessário investir  na capacidade de se organizar e de organizar o cenário ao seu redor.
Para isso, gostaria de compartilhar algumas  dicas que, apesar de básicas, são capazes de trazer esta habilidade à tona. Veja  se são tão úteis para você quanto para os meus clientes:
1. Crie metas e indicadores. Nada mantém os projetos dentro do cronograma e do orçamento como metas  e índices. Pode acreditar. Estabeleça metas e indicadores para que, tanto você  quanto os outros, possam acompanhar o progresso em relação ao cenário  almejado.
2. Elabore um plano. Grande  parte da desenvoltura começa com um plano. O que preciso alcançar? Qual é o  prazo? De quais recursos vou precisar? Quem controla os recursos dos quais  necessito: pessoas, verbas, ferramentas, materiais, apoio? Qual é a minha moeda  de troca? Como posso pagar ou recompensar por esses recursos? Quem ganha se eu  ganhar? Quem poderia perder? Apresente o trabalho de A a Z. Isso mesmo: de A a  Z. Muitas pessoas são vistas como desorganizadas porque não escrevem as  sequências ou mesmo partes do trabalho e, portanto, deixam alguma coisa passar.  Também peça aos demais para comentar sobre a ordem e o que está faltando.
3. Corra atrás dos recursos. O  que tenho de dar em troca? O que posso comprar? O que posso tomar emprestado?  Pelo que preciso trocar isso? Quais as coisas das quais preciso que não posso  pagar ou trocar?
4. Procure apoio compartilhando suas  metas. Divida suas missões e metas com as pessoas que precisam  apoiá-lo. Tente pedir a opinião delas. Quando você faz perguntas, os demais  geralmente cooperam mais. Descubra como as pessoas que apoiam a sua iniciativa  podem vencer ao seu lado.
5. Delegue. Concretizar  projetos grandes, longos e abrangentes inclui realizar as várias tarefas que os  compõem. Uma descoberta clara das pesquisas é que as pessoas que têm autonomia  trabalham durante mais tempo e com mais afinco. As pessoas gostam de ter  controle sobre seu trabalho, determinar como vão fazê-lo e ter a autoridade para  tomar decisões. Portanto, delegue tudo o que puder junto com a correspondente  autoridade. Outra descoberta clara é prestar atenção nos elos mais frágeis, que  geralmente correspondem aos grupos ou elementos com os quais você menos  interage, ou ainda sobre os quais tem menos controle (talvez alguém em uma  localidade remota, um consultor ou mesmo um fornecedor). Mantenha contato  dobrado com esses possíveis elos fracos.
6. Administre a complexidade.  Muitas tentativas para concretizar algo envolvem a gestão de múltiplas tarefas  ao mesmo tempo. Se tiver um plano mestre, as coisas certamente ficarão mais  fáceis. Se delegar parte do trabalho, ficarão ainda mais.
7. Gerencie os recursos limitados com  eficiência. Fique de olho no orçamento. Planeje as despesas  cuidadosamente. Tenha reservas, para o caso de algo inesperado acontecer. Crie  uma linha do tempo para cada conta, assim pode acompanhar as despesas em  andamento.
8. Fique frio. Algumas pessoas  ficam aturdidas quando muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo. Um plano  é de grande valia nessas horas. Delegar é de grande ajuda. Metas e indicadores  também. Agora, atenção: ficar frustrado quase nunca ajuda.
9. Comemore o êxito. Crie o  costume de compartilhar os sucessos e as recompensas. Isso facilitará quando  precisar turbinar seus talentos da próxima vez.
10. Procure ajuda em modelos de  sucesso. Encontre alguém no seu ambiente de trabalho que seja bom em  organizar pessoas e coisas. Observe o que ele faz. Como isso se compara à  maneira que tipicamente você realiza as coisas?
Para essas e outras habilidades, conte  comigo.
Pablo
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