sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A culpa é do meu gerente, da empresa ou do cliente. Será?

Artigos do Professor André
   
Assine gratuitamente a nossa newsletter para receber diariamente as novidades do site, ter acesso ao conteúdo restrito e ganhar o e-book: 100 DICAS de Atendimento. Após se cadastrar, acesse o e-mail para confirmar o cadastro.
 
 
   
Teste seus conhecimentos em nosso QUIZ. As respostas estão nos artigos publicados no site.
Entrevista de Vendas
Preparação e Planejamento
Estratégias de Fechamento
Prospecção de potenciais clientes
Abordagem de clientes
Comunicação eficaz em vendas
Técnicas de negociação
Nome:
E-mail:
 
   
Atendimento e Vendas
VENDAS E ATENDIMENTO
Neil Hackham criou a metodologia SPIN para vendas de alto valor. Entenda como o SPIN pode te ajudar a vender mais. Receba esta informação por e-mail agora!
Nome:
E-mail:
  Disponível até: 13 de novembro (terça-feira)
 
   
Desenvolvimento Pessoal
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
90% da diferença entre as pessoas que obtém grande sucesso pessoal e profissional, e aquelas co







 

A culpa é do meu gerente, da empresa ou do cliente. Será?

Receber o mérito pela vitória é fácil, difícil é assumir o erro e dizer que falhou. Na vida e nas vendas, isto faz parte da evolução pessoal e profissional


 
Curso de vendas, palestrante de vendas, treinamento de vendas


O ser humano, muitas vezes, adota um comportamento curioso em relação a resultados: “Quando as coisas vão bem, é mérito meu. Quando as coisas vão mal, a culpa é dos outros”. Talvez você conheça alguém assim, não é mesmo?

Se você trabalha na área de vendas, deve ter visto este comportamento em algum vendedor: Adaptando para a área de vendas, é mais ou menos assim: Se consigo atingir as metas, o mérito é meu. Se não consigo, é porque o gerente, a empresa, o cliente ou o mercado atrapalharam.

Lembre-se de que quando falamos em resultados, não existem dois pesos e duas medidas. Você pode compartilhar ou assumir a responsabilidade, independente do resultado. Isto quer dizer que: Se você vende, o mérito é seu. Você adquiriu conhecimentos, buscou informações com o gerente, interagiu com a empresa para oferecer o melhor para o cliente e não se deixou influenciar pelo comportamento do mercado. Parabéns, você venceu!

O mesmo acontece quando você não consegue obter bons resultados. Avalie se você falhou em um dos seguintes pontos: Você não possui conhecimento suficiente, não soube buscar informações junto a seu gerente, não escolheu bem a empresa que representa, não teve bons argumentos ou falhou em algum ponto no processo de vendas junto ao cliente. Não vendeu? Assuma o erro e siga em frente!

Claro que, se você tem uma boa estrutura, se a empresa está bem organizada, se o seu gerente te dá suporte e orientações necessárias para você agir com segurança e se o mercado está aquecido, ajuda muito! Mas você precisa compreender que os resultados que conquista (bons ou ruins), são originados pelas suas escolhas, estratégias e atitudes (corretas ou erradas). Um abraço, boas vendas e nos encontramos no topo!

Nenhum comentário: