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Receber o mérito pela vitória é
fácil, difícil é assumir o erro e dizer que falhou. Na vida e nas
vendas, isto faz parte da evolução pessoal e profissional
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O
ser humano, muitas vezes, adota um comportamento curioso em relação a
resultados: “Quando as coisas vão bem, é mérito meu. Quando as coisas
vão mal, a culpa é dos outros”. Talvez você conheça alguém assim, não é
mesmo?
Se você trabalha na área de vendas, deve ter visto este comportamento em
algum vendedor: Adaptando para a área de vendas, é mais ou menos assim:
Se consigo atingir as metas, o mérito é meu. Se não consigo, é porque o
gerente, a empresa, o cliente ou o mercado atrapalharam.
Lembre-se de que quando falamos em resultados, não existem dois pesos e
duas medidas. Você pode compartilhar ou assumir a responsabilidade,
independente do resultado. Isto quer dizer que: Se você vende, o mérito é
seu. Você adquiriu conhecimentos, buscou informações com o gerente,
interagiu com a empresa para oferecer o melhor para o cliente e não se
deixou influenciar pelo comportamento do mercado. Parabéns, você venceu!
O mesmo acontece quando você não consegue obter bons resultados. Avalie
se você falhou em um dos seguintes pontos: Você não possui conhecimento
suficiente, não soube buscar informações junto a seu gerente, não
escolheu bem a empresa que representa, não teve bons argumentos ou
falhou em algum ponto no processo de vendas junto ao cliente. Não
vendeu? Assuma o erro e siga em frente!
Claro que, se você tem uma boa estrutura, se a empresa está bem
organizada, se o seu gerente te dá suporte e orientações necessárias
para você agir com segurança e se o mercado está aquecido, ajuda muito!
Mas você precisa compreender que os resultados que conquista (bons ou
ruins), são originados pelas suas escolhas, estratégias e atitudes
(corretas ou erradas). Um abraço, boas vendas e nos encontramos no
topo! |
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