terça-feira, 16 de outubro de 2012

o que é cérebro criativo



O que é Cérebro Criativo? Como desenvolver a Criatividade?

Aprenda como desenvolver a criatividade através do método CREATES desenvolvido pela Dra. Shelley Carson e apresentado no livro O cérebro criativo, entenda o conceito de cérebro criativo e as técnicas para colocá-lo em atividade.

cérebro criativo nada mais é do que o seu cérebro colocado num estado diferente do habitual, estado no qual ele se torna capaz de gerar com maior facilidade novas idéias, encontrar de forma mais rápida soluções inéditas para os problemas e aprender de forma acelerada e efetiva.
Tão importante quanto à formação acadêmica é a capacidade de inovar. A criatividade é um dos requisitos mais valorizados hoje no mundo profissional. Um empregador pode ter a seu serviço um parque tecnológico avançadíssimo, mas se não tiver funcionários altamente criativos, sua empresa não será competitiva no mercado. Hoje, paga-se bem um funcionário para que ele encontre soluções inovadoras em vez de apenas administrar velhos problemas. O Mercado busca pelos Cérebros Criativos! A boa notícia é que você tem um cérebro criativo esperando para ser despertado e ativado.
o que é o cérebro criativo, como desenvolver a criatividade através do livro de Shelley Carson
"O nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade." (Charles Chaplin)

Como desenvolver o Cérebro Criativo? Desenvolvendo a Criatividade

Você tem um supercomputador dentro do seu crânio capaz de fazê-lo se adaptar aos ambientes em constante transformação, de fazer conexões entre coisas distintas, de gerar estados emocionais afins, de processar um grande número de informações e usá-las na construção de novos conceitos, produtos e serviços.
Atendendo a essa demanda por profissionais inovadores, as técnicas para gerar o estado "cérebro criativo" - conhecidas como método CREATES - surgem como uma oportunidade imprescindível para que você se torne um indivíduo líder nos processos de criação e, consequentemente, um profissional de sucesso.

O que é o modelo CREATES?

modelo CREATES, elaborado pela Ph.D. em neurociências Dra. Shelley Carson, é um conjunto de técnicas e combinações de ativação neural que colocam o cérebro num estado fisiológico de criatividade. Baseia-se no que há de mais recente em neurociência e pesquisas no campo do pensamento criativo. Seus treinamentos estão fundamentados nos métodos psicológicos de mudança de comportamento
O modelo CREATES prevê sete modos operacionais do cérebro capazes de serem ativados e direcionados por meio de exercícios simples. Esses modos operacionais são:
  • CONNECT (conectar)
  • REASON (razão)
  • ENVISON (visualizar)
  • ABSORB (absorver)
  • TRANSFORM (transformar)
  • EVALUATE (avaliar)
  • STREAM (corrente)
No modo conectar (connect) você cria um estado cerebral que desfoca sua atenção e lhe permite encontrar conexões entre conceitos de naturezas totalmente distintas e com isso gerar múltiplas soluções para um dado problema, além de treinar seu cérebro para aprender por meio de técnicas como a dos Mapas Mentais, por exemplo.
No modo razão (reason) você aprende a otimizar o raciocínio lógico, usando seus recursos cognitivos para o planejamento intencional e a busca de resultados específicos e previamente delineados. Muito útil quando aplicada ao Coaching e outras áreas de gestão pessoal e de resultados.
Já o modo visualizar (envison) o coloca num modo de pensamento não verbal, trabalhando as representações na forma de imagens e aprendendo a ver "metaforicamente". Tem grande eficácia quando associadas ás técnicas de Imaginação Criativa e submodalidades da PNL.
modo absorver (absorb) coloca o cérebro num estado de percepção plena, capaz de identificar e incorporar conscientemente informações diversas vindas do ambiente externo e do próprio íntimo da pessoa. É o modo cerebral ideal que cria abertura mental e favorece o desbloqueio cognitivo necessários para o pensamento inovador.
No modo transformar (transform) você cria um estado cerebral capaz de transformar suas fraquezas em ferramentas criativas. Angústias, anseios, medos e inseguranças que parecem bloquear o pensamento criativo e afetam negativamente a capacidade de aprendizagem passam a ser aceitos e incluídas no processo criativo, consequentemente, gerando estados motivadores e de alta performance.
Ao colocar seu cérebro no modo avaliar (evaluate) você passa a treinar sua capacidade de análise crítica e capacidade de selecionar informações relevantes para a produção de algo, incorporando critérios de qualidade e validando ou não certas idéias. Muito útil nos trabalhos com os Metaprogramas da PNL e adequação de filtros mentais às diferentes situações que possam se apresentar na vida pessoal e na carreira.
Por último, o modo corrente (stream) cria um estado cerebral de improvisação e de brain storm capaz de gerar uma sequência harmoniosa e constante de idéias inovadoras. Aqui você aprende a dar vazão e direcionar o fluxo criativo de modo a gerar novidades e aprender novos conceitos com velocidade e resultados incríveis.
O trabalho com os diferentes modos cerebrais é semelhante a trabalhar com um programa com diferentes funcionalidades, cujo produto final é sua excelência profissional, sua vida pessoal mais rica e cheia de significado e uma saúde mental e lucidez que o tornarão a alma de qualquer ambiente.
Um profissional que pode ser muito ajudado através do desenvolvimento do cérebro criativo e das técnicas de programação neurolinguística são os professores e educadores, no artigo PNL na Educação - Programação Neurolinguística aplicada à Educação você entenderá como educadores e principalmente alunos podem ser beneficiados com as técnicas mais inovadoras disponíveis na atualidade.

Livro o Cérebro Criativo, Dra. Shelley Carson

No livro o cérebro criativo escrito pela Dra. Shelley Carson você vai aprender a aumentar sua imaginação, como desenvolver a criatividade através do método CREATE e melhorar sua produtividade através da inovação.
comprar o livro o cérebro criativo, Dra. Shelly Carson
De uma maneira divertida a autora explica que a criatividade não é exclusiva de artistas e cientistas, qualquer pessoa pode desenvolvê-la. Utilizando o método CREATE, que é a abreviação das palavras em inglês C conect (conectar), R reason (razão), E envision (visualizar), A absorb (absorver), T transform (transformar), E evaluate (avaliar) e S stream (corrente) você aprenderá como desenvolver a criatividade e colocá-la em prática em seu dia-a-dia.
O livro O cérebro criativo vai ajudá-lo a criar novas idéias e aprender a ver as coisas de uma nova perspectiva ajudando assim em via vida pessoal e profissional. Seja você arquiteto, designer, publicitário, empresário, dona de casa, estudante, a criatividade pode transformar sua vida.
Para comprar o livro O cérebro criativo basta clicar na imagem da capa do livro.
Carson, S. (2012) "O Cérebro Criativo - Aprenda a aumentar a imaginação, melhorar a produtividade e inovar em sua vida". Rio de Janeiro: Best Seller.
Convido você a visitar o site da Dra. Shelley Carson -Your Creative Brain para conhecer melhor o trabalho dessa pesquisadora e sobre o Cérebro Criativo.
Como leitura complementar sugiro o artigo Definição de o que é Aprendizagem Acelerada - Técnicas de percepção e absorção de informação onde você terá uma definição clara e objetiva sobre o que é aprendizagem acelerada e como ela pode contribuir com sua criatividade.
Nos próximos artigos tratarei mais especificamente de cada modo cerebral e das técnicas associadas a cada um deles.
Marcelo Leandro de Campos personal coach e palestrante
Carlos Harmitt é graduado em Ciências Biológicas e possui Mestrado em Educação e Administração Escolar pela UNESP - Rio Claro. Tem 20 anos de experiência na área de Educação, atuando como professor e coordenador pedagógico em instituições de ensino públicas e particulares. Seus estudos se baseiam na Cultura Organizacional das instituições de ensino, na Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao processo Ensino-Aprendizagem e no desenvolvimento de treinamentos para professores focando a Liderança e Excelência na cidade de Rio Claro e região. Para conhecer melhor meu trabalho e enviar uma mensagem, visite minha página pessoal.
Deixe seu comentário, sua mensagem é muito importante.

Mais Dinâmicas, treinamentos e videos

Não encontrou a mensagem que procurava, faça uma busca personalizada! Bucar Mensagens
Esoterikha.com - Mensagens, Cursos e Treinamentos

Nenhum comentário: