sábado, 20 de outubro de 2012

- Aceite os pontos fracos Conhecer a si mesmo faz toda a diferença


Destaque Sub Home

Autoconhecimento

19.10.2012 - Aceite os pontos fracos
Conhecer a si mesmo faz toda a diferença
O melhor caminho para superar os pontos fracos de nossa mente, segundo especialistas, é refletir e aprender sobre nós mesmos. O importante é tirar o melhor proveito das experiências e relacionamentos diários.
“É preciso vencer o desafio de atender às inúmeras tarefas e solicitações do dia a dia e arranjar um tempo interno. Ter disposição e a mente aberta para o autoconhecimento”, afirma a Dra. Alessandra Ricciardi Gordon, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
Segundo a psicanalista, enfrentar as dificuldades tanto na esfera pessoal quanto na profissional requer uma boa capacidade para perceber o que se passa conosco. Para isso, o ideal é observar, reconhecer e conter as emoções. “Ao sermos confrontados com uma crítica do nosso parceiro, geralmente mal ouvimos e já rebatemos.Deve-se fazer um processamento interno, para poder reconhecer esta crítica como verdadeira ou equivocada. Isso nos ajudará a conversar sobre o assunto com o nosso parceiro e, a partir daí, podem surgir maior proximidade e mais intimidade”, explica.
Mas, às vezes, algumas críticas são fruto de rivalidade, raiva ou inveja, mesmo entre as pessoas que se amam, ressalva a Dra. Alessandra. “Faz parte da maturidade reconhecer estes estados em nós e nos nossos familiares. Conhecer nossas emoções é um excelente guia para perceber também as emoções alheias”, diz.
Já para a relação no trabalho, a psicanalista afirma que cada vez mais a importância da inteligência emocional é reconhecida. “Além de apresentar bom desempenho, é igualmente importante ser capaz de tolerar frustrações e o  impacto das próprias emoções. Se o integrante de uma equipe pode perceber o que se passa consigo e localizar suas dificuldades, tem a chave para resolvê-las”, observa. Porém, ela lembra que superar conflitos no ambiente profissional também requer que a equipe toda esteja envolvida e comprometida com a empresa.
As recomendações também são válidas para enfrentar os pontos fracos na vida social, como por exemplo em situações rotineiras, ou dificuldades em fazer amigos ou conviver com eles. “Às vezes, ficamos ofendidos ou magoados por não termos sido convidados para uma festa, por exemplo. Pensar sobre isso com honestidade nos ajuda a reconhecer as nossas limitações, que podem ser pouco toleráveis para as outras pessoas. Ou pode nos levar a conclusão de que o fato de não ter sido convidado não tem a ver exatamente conosco, mas com outras circunstâncias”, esclarece Alessandra. E, para uma orientação completa sobre como lidar com esses tipos de situações, a Dra. lembra que a ajuda de um profissional é sempre a melhor opção. 
Se você gostou do texto, leia também:

Nenhum comentário: