quarta-feira, 31 de outubro de 2012

9 dicas para identificar seus pontos fortes e fracos


Quarta-feira :: 31 / 10 / 2012
NOTÍCIA : COMPORTAMENTO

9 dicas para identificar seus pontos fortes e fracos

25/07/2012
Essas dicas não são úteis só para suas entrevistas de emprego, mas para sua vida profissional e pessoal. Confira 9 dicas para identificar seus pontos fortes e fracos


imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Você vai querer mudar seus defeitos? Você vai querer trabalhar seus pontos fracos? Você vai querer lapidar suas habilidades?

Saber no que você é eficiente e no que não é significa ter controle sobre você mesmo. Consequentemente, isso pode ajudar em inúmeros aspectos da sua vida pessoal e emconquistas profissionais. Além de, obviamente, auxiliar naquela pergunta desconfortável: "quais são seus defeitos e qualidades?" na hora da entrevista de emprego.



9 dicas para identificar seus pontos fortes e fracos - 1. Exergue além

Como já dito, isso tem que ir além de uma pergunta na sua entrevista. Na verdade, o objetivo dessa questão é conhecer o candidato, ver se ele se adequa ao estilo da empresa. Por isso, é necessário que você se conheça e enxergue além. Saiba aqui como se conhecer.


9 dicas para identificar seus pontos fortes e fracos - 2. Respostas a incentivos

Considere como você responde a situações que requerem ações, pensamento e reflexão. Pense em experiências na sua vida, principalmente, ruins. Como você agiu em relação a elas? A razão para fazer isso é que as respostas espontâneas dizem muito sobre nós, pois elas revelam como agimos em situações ordinárias e intensas. Pense em situações desafiadoras, outras mais tranquilas, momentos em que você teve que se adaptar e quando você teve que tomar uma decisão sem conhecer muito bem as variáveis. Faça uma lista.


9 dicas para identificar seus pontos fortes e fracos - 3. Considere seus desejos

Seus desejos e sonhos também dizem muito sobre você e podem indicar onde se encontram seus verdadeiros talentos. Aquela velha história de pessoas que se tornaram médicos e advogados, mesmo querendo ser dançarinos ou publicitários por desejos de outros - normalmente dos pais - é um grande exemplo de como suprimir nossos desejos pode assassinar alguns dos nossos talentos.


9 dicas para identificar seus pontos fortes e fracos - 4. Lista

Essa é a segunda e mais importante lista que deve fazer. No entanto, ela não significa que você tenha realmente indentificado tudo o que precisa identificar. O trabalho é algo complexo com diversas variáveis. Às vezes, não realizamos bem tal tarefa porque tivemos um "trauma" dela. Embora não seja a lista mais verdadeira ou objetiva, ela é concreta. São coisas que você realiza com mais e menos facilidade. Não se esqueça também de considerar suas atitudes na sua vida pessoal também.


9 dicas para identificar seus pontos fortes e fracos - 5. Surpresas

Você fez duas listas. Encontre coisas que surpreenderam você em ambas. Ou seja, em áreas que não "batem" entre as duas listas. Por exemplo, um desejo seu que não esteja de acordo com o seu ponto forte na segunda lista. Esta é a intersecção mais importante. Porque é dela que você vai descobrir novos pontos fortes e fracos e, talvez, que você esteja se dedicando ou lidando com coisas que não gostaria de lidar. Use isso para refletir sobre o rumo que a sua vida está tomando e se, após 5 ou 10 anos, você não vai querer modificá-la e possa vir a ser tarde demais.


9 dicas para identificar seus pontos fortes e fracos - 6. Amigos e familiares

Agora que você já fez a sua parte, é sempre bom ter uma segunda visão. É importante obter um feedback de pessoas à sua volta, que conhecem você. Você pode se surpreender com o que eles dizem, pois ser você mesmo pode, às vezes, cegar-lhe. Afinal, quem nunca ouviu algo de outras pessoas que não esperava ouvir; uma característica inesperada, uma opinião sobre você que não esperava ou até um defeito que você achava que não tinha e, segundo os outros, tem.


9 dicas para identificar seus pontos fortes e fracos - 7. Ajuda profissional

Ajuda profissional, logicamente, inclui um psicólogo. Ele é, com certeza, o mais apropriado para oferecer-lhe um mapa dos seus pontos fortes e fracos. Porém, não desconsidere escutar seu chefe e superiores, ou alguém do RH. Seu gestor e superiores porque eles estão acostumados a lidar com pessoas e a hora mais "vulnerável" do seu dia é quando você está trabalhando, pois os desafios vêm a toda hora e o seu gerente sabe como você lida com eles. Os funcionários do RH também trabalham com isso e, embora não sejam todos, grande parte destes profissionais se formou em psicologia.


9 dicas para identificar seus pontos fortes e fracos - 8. Reflexão

Agora que você já pensou, é hora de refletir. Você vai querer mudar seus defeitos? Você vai querer trabalhar seus pontos fracos? Você vai querer lapidar suas habilidades? Considere fazer terapia. Ingore o estereótipo perverso por trás das pessoas que fazem terapia, elas não são loucas. Elas são inteligentes o suficiente para se esforçarem, para se conhecerem e serem pessoas melhores.


9 dicas para identificar seus pontos fortes e fracos - 9. Momentos "Eureka"

Essas são as horas em que você tem contato com algo que você nunca tinha feito antes, nunca tinha pensado nisso e nem escutado sobre. Pode ser um esporte, arte, metas criativas, interação com animais, ajudar alguém, etc. Se você se sentiu bem fazendo isso e pensou que "nasceu para fazer isso", você pode ter descoberto mais um ponto forte na sua personalidade. Não ignore esses momentos, eles são especiais. E mais excepcionais ainda se você tiver descoberto neles uma característica positiva em você.


Nenhum comentário: