domingo, 16 de setembro de 2012

Inteligencia emocional- Daniel Goleman

Os melhores livros de gestão, resumo, em Português




Descobrir mais sobreResumido.com
em portugues


Conheço os livros disponíveis em Português

Mais de 500 livros resumo em espanhol

Inteligência emocional

Porque ela pode importa mais do que QI

Inteligência emocional, , por <a href=http://www.resumido.com/catalogo/?t=a&d=daniel_goleman>Daniel Goleman</a>Escrito por: Daniel Goleman

Assunto: Gestão de Competências

Título original: Emotional Intelligence

Sumário executivo do Inteligência emocional

A evolução tem provisto ao ser humano de emoções, para ajudar-lhe a lidar com situações perigosas—lhe permite atuar em frente ao perigo. Depois de milhões de anos, ainda possuímos o sistema emocional dos homens da pré-história, que se enfrentavam regularmente com situações de vida ou morte.

Na era moderna, as emoções frequentemente superam o pensamento. De certa forma, nós seres humanos temos duas mentes, uma racional – que pensa e reflexiona, e outra que sente – é impulsiva, poderosa e ás vezes ilógica.

Estas duas mentes funcionam em harmonía e equilíbrio na maior parte do tempo, entrelaçando suas diferente formas de conhecimento para guiarnos pelo mundo. A emoção alimenta e informa as operações da mente racional, e essa última ás vezes depura e ás vezes bloqueia a energía produzida pelas emoções.

Algumas vezes os sentimentos intensos permítem a mente emocional dominar a mente racional.

As fortes emoções interferem com o lapso da atenção e com cada aspecto do pensamento. Mesmo assim, nossa meta jamais deve ser eliminar a emoção, mas sim achar um equilibrio inteligente entre a razão e a emoção. 

Sobre Inteligência emocional

EditoraBantam Books
Ano1997
Número de páginasS352
Avaliação Amazon
Comprar o livrono Amazon

Conteúdo do Inteligência emocional

Índice conteúdo


Co-eficiente intelectual e inteligência emocional


O co-eficiente intelectual (CI) contribui com apenas 20% do nosso êxito na vida – os 80% restantes são o resultado da inteligência emocional, que inclui fatores como a habilidade de auto-motivação, a persistência, o controle dos impulsos, a regulação do humor, a empatía e a esperança.

O CI e a inteligência emocional não são destrezas opostas – mas trabalham de forma separada. É possível ser intelectualmente brilhante, mas emocionalmente inepto. Isso causa a maioria dos problemas na vida.

Salovey, psicólogo da Yale, cita 5 áreas principais da inteligência emocional:

1.- Conhecer as própias emoções: A consciência de si mesmo é a chave da inteligência emocional. A incapacidade de advertir nossos autênticos sentimentos nos deixa á sua mercê. Aqueles que estão seguros de seus sentimentos, tem uma noção mais segura do que sentem realmente com respeito as decisões pessoais.

2.- Guiar as emoções: para que sejam adequadas. Esta é uma propriedade que se baseia na consciência de si mesmo. As pessoas que carecem desta, lutam constantemente contra sentimentos de aflição, enquanto aquelas que à tem desenvolvida, podem se recuperar com muito mais rapidez dos reversos e transtornos da vida.

3.- A própia motivação: Enfileirar as emoções ao serviço de um objetivo é essencial para prestar atenção, para a auto-motivação e para a criatividade. As pessoas que tem essa capacidade tendem à ser muito mais produtivas i eficazes nas tarefas que decidem emprender.

4.- Reconhecer as emoções dos outros: a empatía é uma habilidade fundamental. Aqueles que à tem estão muito mais adaptados aos sutís sinais sociais que indicam que os outros necessitam ou querem. Isto os fazêm melhores em campos profissionais tais como no ensinamento, nas vendas e na administração.

5.- Guiar as relações: a arte das relações é, em grande medida, a habilidade de guiar as emoções dos outros. As pessoas que se destacam nessas habilidades se desempenham bem em qualquer coisa que dependa de uma serena interação com os outros; são estrelas sociais.


À primeira vista, podería parecer que nossos sentimentos são evidentes. Mesmo assim, eles frequentemente se escondem de nós. A auto-consciência emocional é um estado neutro que segue a auto-evaluação, mesmo durante as emoções intensas.

Mayer o denomina estar “consciente do nosso humor e de nosso pensamento sobre esse humor”. Para fins práticos, reconhecer um humor desagradável é sentir o desejo de superár-lo. Esse reconhecimento se distingue dos esforços que fazemos para não atuar movidos por um impulso emocional.

As pessoas costuman adotar estilos característicos para responder e enfrentar as suas emoções:

Consciente de si mesmo: consciente de seu humor ao momento em que os tem, estas pessoas possuem certa sofisticação com respeito a sua vida emocional. Sua claridade com respeito as emoções pode reforçar outros rasgos de sua personalidade: é independente e está segura de seus própios limítes, boa saúde psicológica e tende a ter uma visão positiva da vida. Quando se põem de mal humor, não reflexionam nem se obsessionam a respeito, e são capazes de superár-lo em seguida.

Submergido: pessoas que frequentemente se sentem atoladas em suas emoções e incapazes de se livrar delas, como se o seu humor às dominára. Não estão muito conscientes de seus sentimentos, então ficam sujeitas `a eles, em lugar de ter certa perspectiva. Fazem pouco para se livrar do mau humor, se sentem constrangidas e emocionalmente descontroladas.

Aceitador: mesmo que costuman ser claras à respeito do que sentem, também tem tendencias a aceitar seu humor e não tentam mudár-lo, e a pesar da claridade que tem com respeito ao seu desejo, são suscetíveis em respeito ao mau humor, mas o aceitam sem fazer nada para mudár-lo.


Quando nos tornamos conscientes dos sentimentos, os poderemos evaluar, porque a auto-consciência é a base para a administração das emoções e para ser capaz de sacudir o mau humor.

Escravos da paixão


Um sentido de auto-dominio e a habilidade de suportar as tempestades emocionais tem sido elogiadas como virtudes desde os tempos de Platão. Uma vida sem paixão seria tediosa; a meta é ter as emoções apropriadas, sentir de maneira apropriada as circumstâncias.

Quando as emoções são demasiadamente apagadas, podem criar tédio e distância; quando estão fora de controle e são demasiadamente extremas e persistentes, se tornam patológicas, (como acontece na depressão imobilizante, a ansiedade constrangedora, a fúria ardente e a agitação maníaca).

O controle das emoções é um trabalho de tempo completo. Os extremos – emoções que crescem com exagerada intensidade durante demasiado tempo – socavam a nossa estabilidade. A arte de aliviar a nós mesmos é uma habilidade básica para a vida: alguns dizem que é uma das ferramentas psíquicas mais importantes.

Segundo o desenho do cérebro, temos pouco ou nenhum controle sobre o momento no qual somos arrastados pela emoção ou sobre qual será essa emoção – mas sim temos controle sobre quanto tempo durará. É possível mudar as condutas, e inclusive quando são muito severas e intratáveis, é possível fazer um tratamento, psícoterapia, etc.

Uma das emoções mais difíceis de ser evitada é a ira, em parte devido a que a ira é energizante, e até irrisória. Pode durar horas e criar um estado de emoção que torna as pessoas vulneráveis à provocações.

Quando o corpo já está ao borde, e algo dispara outro arranque emocional, essa nova emoção é especialmente intensa. Uma forma de esfriar a ira é por meio da distração. Sair pode ajudar, assim como exercitar ativamente.

A tristeza e o duelo são emoções que frequentemente aliviam a ira, mas que podem levar à depressão, o que é um perigo. Para quebrar com o ciclo de depressão, é preciso bloquear os pensamentos que à alimentam ao realizar atividades prazeirosas. Estas atividades podem incluir o exercício, atingir um pequeno objetivo, ajudar a outros mais necessitados, ou uma oração.
Uma ferramenta poderosa é a re-estruturação cognitiva, ou, ver a situação desde uma perspectiva positiva.

A aptidão magistral


A motivação positiva é uma chave para alcançar qualquer objetivo. Os atletas, músicos, e grandes professores de xadrez de sucesso se distinguem pela sua capacidade de motivar a sí mesmos para executar uma rotina de treinamento implacável.

Na medida em que as nossas emoções entorpecem ou favorecem nossa capacidade para pensar e planejar, para levar à tona o treinamento necessário para alcançar uma meta distante, para resolver problemas e conflitos, definem o limíte da nossa capacidade para utilizar as nossas habilidades natas, e assim determinar o nosso desempenho na vida.

Uma habilidade crítica é a de reprimir as emoções e atrasar os impulsos, como uma maneira de gratificaçao. Isto é a chave para uma série de esforços, desde fazer uma dieta ou até mesmo a obtenção de um título.

A ansiedade prejudica o intelecto, enquanto que o bom humor fomenta a capacidade do pensamento. As pessoas que são adeptas à impulsar suas emoções podem utilizar a sua ansiedade como motivação.

A relação que existe entre a ansiedade e o desempenho tem sido descrita como uma U ao contrário. Muito pouca ansiedade significa que não existe nenhuma motivação, e que existe um pobre desempenho. Exagerada ansiedade deteriora o intelecto. Os altos desempenhos se encontram no meio, em um estado sutíl chamado “hipomanía”, que é ideal para os escritores e outras pessoas criativas.

A esperança e o otimismo também jogam um papel poderoso na vida. A esperança significa não renderse ante o negativismo ou a depressão. O otimismo significa ter uma forte expectativa de que as coisas vão sair bem. Os otimistas atribuem o fracasso a algo que eles podem mudar, então não se deprimem por isso. O otimismo é uma atitude emocionalmente inteligente que promove o desempenho no mundo dos negócios. Ter ambas qualidades é ser auto-suficiente, a crença de que se tem domínio sobre os eventos da vida e que se pode superar os desafios.

O Fluxo

Os psicólogos tem identificado um estado de alto desempenho chamado ‘fluxo’. Esse é uma inteligencia emocional na sua melhor expressão: ela vem quando agente se compromete completamente com uma tarefa na qual temos muitas destrezas. Por exemplo, os atletas conhecem esse estado de graça como estando ‘na àrea’, quando a excelência não requere nenhum esforço, quando a multidão e os competidores desaparecem, felizmente absorvidos pelo momento.

Ser capaz de entrar no ‘fluxo’ é o ponto ótimo da inteligência emocional; o que se diz respeito à colocar as emoções ao serviço do desempenho e do aprendizado. No fluxo, as emoções não estão somente contidas e canalizadas, mas não são positivas; são estimuladas e alinhadas com uma tarefa de um momento imediato.

Ficar apegado ao tédio da depressão ou na agitação da ansiedade significa estar excluído do fluxo. No entanto, o fluxo é uma experiência que quase todo mundo tem de vez em quando, sobre tudo quando alcança o desempenho ótimo ou chega mais além de seus limítes necessários.

Toda a atenção está enfocada na tarefa. É um estado de felicidade, e inclusive de êxtase. Na verdade, o cérebro se torna calmo nesse estado de fluxo. A tarefa mais difícil pode ser executada usando um mínimo de energía. Qualquer pessoa ou criança que possa alcançar o fluxo desempenhando várias vezes as tarefas quais adoram fazer.

As raízes da empatía


As emoções se expressam raras vezes em palavras; é mais frequente que elas se manifestem por outras vías. A chave para intuir os sentimentos de um outro está na habilidade de poder interpretar os canais que não são verbais: o tom da voz, os gestos, a expressão facial, etc.

Quanto mais conscientes estamos, mais habilidades teremos para ler os sentimentos dos outros. O “rapport”, a essência do cuidado aos demais, surge da capacidade para a empatía. Aqueles que podem ler os sentimentos dos outros são mais ajustados, populares, amigáveis e sensíveis.

A empatía começa desde a infância, com a mimetização motriz, que é o sentido técnico da palavra. Durante a infancia, a empatía surge de uma espécie de imitação física da aflição de outro, que evoca então os mesmos sentimentos no próprio indivíduo.
A sintonía entre a criança e seus pais se produz de forma tácita, como parte do ritmo da relação. Mediante esta sintonía, as mães fazem com que seus filhos saibam que elas tem a noção do que eles sentem. A sintonía reafirma a uma criança, e a faz sentirse emocionalmente conectada. Isto requer de calma suficiente para ser capaz de ler os sinais sutís e não verbais provenientes dos outros.

Sentir o mesmo que outra pessoa é preocuparse. Nesse sentido, o oposto da empatía é a antipatía. A atitude empática intervem uma e outra vez nos juizos morais, porque os dilemas morais implicam vítimas em potência: Você mentiría para não ferir os sentimentos de um amigo ? Cumpriría a promessa de ir a visitar a um amigo doente e em lugar disso aceitaría um convite de última hora de um amigo par ir a jantar ?

As raízes da moralidade devem se encontrar na empatía, já que é o fato de empatizar com os afetados (por exemplo, alguém que sofre de uma dor, um perigo ou uma privação) e de compartir sua aflição no que move as pessoas em atuar para ajudár-las.

As artes sociais


Uma competição social chave é o bem e o mau aonde as pessoas expressam seus próprios sentimentos. É claro que as demonstrações emocionais tem consequências imediatas no impacto que produzem nas pessoas que à recebem.

A maior parte do contato social é muito sutíl e parte desde um intercambio tácito que se produz em cada encontro. Transmitimos e captamos estados de ânimo uns dos outros, no que equivale a uma economía subterrânea da psique na que alguns encontros são tóxicos e outros nutritivos.

Esse intercambio emocional se produz típicamente em um nível muito sutil e quase imperceptível. Por exemplo, a forma em que um vendedor nos diz ‘obrigado’ pode fazer com que nos sintamos ignorados, ofendidos ou verdadeiramnete bem-vindos.

As emoções são contagiosas: nós seres humanos enviamos frequentemente sinais emocionais em cada encontro com os outros, e inconscientemente imitamos as emoções que vemos nos outros.

Esses sinais afetam aos outros. Enquanto as pessoas interatuam, com frequencia se percatam da linguagem corporal da outra pessoa; quanto mais se mostrem sincronía, mais se compartem os estados de animo. Essa coordenação de estados de animo é a versão adulta da sintonía entre criança e pais, e é uma chave determinante da eficiência interpessoal.

Quanto mais habilidosos sejamos socialmente, melhor controlaremos os sinais que emitimos. A inteligência emocional inclui a administração desse intercambio. ‘Popular’ e ‘encantador’ são os termos que usamos para referir-mos à pessoa com quem gostamos de estar, porque as suas habilidades emocionais nos ajudam a sentir-nos bem.

As pessoas que são capazes de ajudar aos outros a acalmar seus sentimentos, possuem um produto social especialmente valioso: são as pessoas as quais os outros acudem quando padecem de alguma necessidade emocional. Todos nós formamos parte da caixa de ferramentas do outro para a mudança emocional, seja para o bem ou para o mau.

Inteligência emocional aplicada


Amor e matrimonio: cada vez mais aumentam os indices de divórcio, em recém casados ou não. Num casal, existem duas realidades emocionais, a dele e a dela. As raízes destas diferenças emocionais, mesmo que possam ser em parte biológicas, também proveêm da infancia, e aos mundos emocionais separados nos que vivem machos e fêmeas.

Estes contrastes no aprendizado das emoções favorecem habilidades muito diferentes. Em geral, as meninas se tornam expertas em comunicar os seus sentimentos, enquanto os meninos minimizam as emoções.

A inteligência emocional pode ajudar a contrapor as tensões pessoais e sociais que fazem com que os matrimonios fracassem.
Em relação as queixas e críticas que surgem entre os casais, é preciso saber criticar uma ação sem atacar a pessoa. Os ataques pessoais deixam os sentimentos das pessoas feridos e os colocam na defensiva.

Para se ter uma ‘boa luta’ é necessário reconhecer que os maus hábitos ao lutar não mudam de um dia ao outro. Se requer de persistência e de uma atitude de alerta. O principal é aprender a estar sereno (dominar os impulsos). Logo, temos que erradicar os pensamentos negativos (‘nunca mais vou aceitar isso’) e escutar e falar sem estar na defensiva.

Gerência: A arrogância de alguns chefes e a má moral que eles criam podem diminuir a produtividade e desmotivar os empregados. A aplicação da inteligência emocional se converte em um método de efeito-custo da gerência organizacional. A chave da inteligência emocional gerencial é a retro-alimentação. Os gerentes devem aprender, não só a dár-la, mas também a aceitar-la inteligentemente.

Temos que ser cuidadosos em não confundir a crítica com o ataque pessoal. Uma crítica construtiva deve ser feita pessoalmente, com empatía, incluindo elogios e enfocando-se em soluções. As pessoas que recebem a crítica deveriam aprender a escutár-la como uma informação valiosa.

Numa economía dominada pelos empregados do conhecimento, o conceito do co-eficiente emocional do grupo é crítico. A habilidade de trabalhar em harmonía e aproveitar os talentos dos membros, oferece as bases para um trabalho em equipe de sucesso.

Medicina: O cérebro emocional está muito relacionado ao sistema imunológico. O ‘stress’ faz com que as pessoas sejam mais suscetíveis à doenças infecciosas. A hostilidade tem sido associada por vários anos à problemas do coração, mas nenhuma emoção negativa pode ter o mesmo efeito.

Os exercícios de relaxação são uma boa opção para esses casos. Os médicos deveríam aprender a guiar os sentimentos em uma forma de prevenção de doenças, assim os pacientes estarão mais sãos se as suas necessidades psicológicas são atendidas também.

Oportunidades


Depois de ter demonstrado a modificação de pautas emocionais que tem sido aprendidas, nos resta uma pergunta importante a ser feita: O que acontece com aquelas condutas que pertencem à nossa herência genética ? Essa variedade emocional cai dentro da gama do temperamento, o que marca uma disposição básica. O temperamento pode ser definido em função do humor que tipifíca a nossa vida emocional; o temperamento nos é dado no nascimento e forma parte da loteria genética que tem uma força urgente no desenvolvimento da vida.

A pergunta é se essa estrutura emocional determinada biológicamente pode ser modificada pela experiência. As pessoas podem se diferenciar pela forma na que as suas emoções se disparam, no quanto duram e quão intensas se tornam.

O cérebro humano não está totalmente formado no momento do nascimento. Ele segue modelándo-se ao largo da vida, e seu crescimento mais intenso se produz durante a infancia. A vida em família é a nossa primeira escola para o aprendizado emocional; nessa caldeira aprendemos como nos sentimos em respeito a nós mesmos, e como os outros reacionarão aos nossos sentimentos; como pensar sobre esses sentimentos e quais alternativas temos; a interpretar e expressar esperanças e temores.

Esta escola emocional não opera somente através das coisas que os pais dizem ou fazem diretamente com as crianças, mas também nos modelos que oferecem para enfrentar a seus próprios sentimentos e aos que produzem entre marido e mulher.
Por essa razão é possível modificar em parte o temperamento.

Alfabetismo emocional


Os estudos emocionais nas crianças demonstram um declínio nas condições emocionais ao largo da industrialização do mundo. Esta tendência reflete ansiedade e depressão, desordens de atenção e condutas delitivas.

Tanto a crianças como a adultos lhes deveria treinar com as 5 habilidades da inteligência emocional. A antiga palavra para estas destrezas é ‘caráter’. Colocar a um lado os impulsos e o enfoque sobre sí mesmo abre o caminho para a empatía, o entendimento e a aceitação das diferentes perspectivas que existem no mundo.

Nenhum comentário: